Pequeno e rotativo mundo

O mundo é pequeno. Ditado tão conhecido e referido por todos nós. Não arrisco, mas certamente se dissesse que era o mais utilizado por nós, portugueses, ganharia a aposta. A verdade é que muito dito é ele e poucas vezes o conseguimos entender de forma pragmática e real. Não é só dizer que é pequeno, não nos apercebermos da realidade e não adaptarmos as nossas ações a tal ambiente. Hoje, trago certamente um tema diferente cujo objetivo é refletir mais sobre os nossos atos com o amanhã em vista.

Ao fim deste tempo, admitimos claramente que RP é pensar estrategicamente a longo prazo. É adaptar atos à atualidade. A questão é que esta forma de ser não pode começar apenas no mercado profissional. Nessa altura vai ser tarde. Quão mais se adiar mais o corpo está adaptado a uma forma de viver e raciocinar, mais difícil vai ser integrar esta nova forma de pensar, mais difícil será cumprir bem o papel e as funções profissionais, mais difícil será bem sucedido na vida. Temos que nos preparar o mais cedo possível para o futuro. O amanhã é muito breve e há sempre mais do que uma escolha. Se não estivermos aptos para tal a opção pode não passar por nós.

O que importa referir é algo que ainda muita gente não percebe:

O mundo da comunicação é extremamente pequeno e rotativo.

Isto não quer dizer apenas que não existem muitos profissionais e estudantes na área, porque existem os suficientes para as atuais necessidades. Trata-se de um meio pequeno devido a todos se conhecerem. Hoje em dia, a comunicação veio ajudar muito e a internet veio facilitar todo o processo. Posso conhecer e saber dados sobre qualquer pessoa do meio muito facilmente. Para além disto, os ambientes frequentados são muito idênticos. Os nossos colegas de faculdade lidam connosco inúmeras horas, seja na faculdade, em salas de estudo ou em programas de lazer. Para além disto, são poucas as Instituições de Ensino Superior que abordam estas áreas nos seus planos de estudos e mesmo dentro das que abordam poucas são reconhecidas positivamente por tal. Isto tudo torna o globo da comunicação portuguesa muito pequena e o grande problema é que a maior parte dos estudantes nem se apercebem de tal. Cada vez mais tudo se sabe e neste ambiente não se pode querer guardar segredos facilmente. Se não quiser que seja público, não partilhe com ninguém.

O mundo da comunicação e em especial das RP também funciona muito rotativamente pois é raro aquele profissional que é contratado a full-time e perdura na mesma organização anos e anos. As agências são cada vez mais o ponto de empregabilidade destes estudantes e neste formato a rotatividade ainda é maior. Isto, é mais um facto a ajudar a todos se conhecerem. Traduz-se em mais pessoas a trabalhar com outras, conhecendo ainda mais pessoas e a sua forma de trabalhar.

Desta forma, a conclusão a que quero chegar é que tudo o que é feito hoje vai ter peso no futuro, Os nossos colegas de hoje vão ser profissionais de amanhã. Sejam nossos empregados, empregadores ou colegas de escritório, vão estar ao nosso lado. Não queremos que decisões tão iniciais na nossa vida venham decidir tanto no nosso futuro e definir de tal forma a nossa vida. Aquele responsabilidade com que não cumprimos ou que estivemos acima da média e superamos todas as expetativas; aquele projeto que abarcamos e comandamos; as decisões que tomamos todos os dias com os nossos colegas e docentes; as iniciativas a que nos propomos e cumprimos vão todas elas ficar marcadas. Daqui a uns tempos é isso que vai ficar no mercado de trabalho e consoante essas mesmas experiências cada um vai tomar a sua decisão.

Pensa no amanhã antes de fazeres o hoje.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s