Os dinossauros estão extintos

 

Conseguimos recuar certos anos na história mas avançar torna-se mais complicado. Temos a certeza do que já passou por onde nós andamos e acredita-se fielmente na ciência há milhares de anos. Quando se pensa no futuro o caso complica-se e surgem grandes dúvidas. O desafio é mesmo esse e não é para todos conseguir prever as novas tendências e afastar-se dos dinossauros passados.

Já muito falamos de RP e nunca conseguimos dissociar esta profissão de atualidade e tendências. Isto porque de facto as Relações Públicas estão diretamente e indiretamente dependentes do seu ambiente envolvente, da realidade que se vive momentânea mente. Hoje em dia, a tática correta a adotar ontem pode ser um craso erro amanhã e é isto que se tem de ter em conta. O mundo está em constante mudança e a profissão para se manter viva igualmente o terá que fazer. Quem não se adaptar vai acabar por deixar de ser necessário, por morrer.

Analisando o European Communication Monitor, percebe-se que as idades médias dos profissionais de comunicação estão a caminhar para um envelhecimento profissional. Neste momento a média de idades está nos 41 anos e é necessário ter cuidado com isto. Não existe problema algum em ter profissionais mais experientes.  Existe problema em ter dinossauros a trabalhar na nossa área, profissionais que não se atualizam e pensam que o mundo permanece igual à 20 anos. Há mediada que o tempo avança existe uma maior oferta de formação e para não correr o risco de se estagnar há que aproveitar melhor. É certo que no ECM também se pode analisar que as necessidades de formação estão abaixo da oferta, mas de qualquer das formas a real utilização é muito pouca. Como pode alguém querer durar no setor se não se atualiza?! Todos nós sabemos, desde o início, que estamos constantemente desatualizados a cada segundo que passa e mesmo assim damo-nos ao luxo de permanecer desinteressados?! É um luxo preguiçoso a que poucos se podem dar. É caminhar uma vez mais para o desemprego e, por sua vez, para o estigma da profissão. Volto a referir que trabalhar no mundo da comunicação é estar informado sobre tudo e todos, é estar atento à realidade que se vive, é prever tendências, é adivinhar um pouco do futuro e tomar decisões com bases nessas mesmas visões e perspetivas.

A introdução da internet veio sem dúvida alguma alterar bastante a comunicação e estamos todos cientes de tal. O digital entrou na nossa vida de uma forma estrondosa e apoderou-se de grande parte da comunicação. Milhões de pessoas estão presentes  nos social media. Hoje, estes meios têm um grande peso e não utilizá-los é um erro e que só faz a organização passar despercebida e perder oportunidades de comunicar. Assim, têm existindo grandes alterações a nível operacional, uma ascensão do digital aliada a uma crescente força do face-to-face. É importante ter noção do que é este mundo digital, das suas oportunidades e de como pode se tornar numa mais valia. Isto sem nunca esquecer a comunicação frente a frente que as pessoas ligam ainda mais. Assim, mais do que nunca é importante estar apto para falar bem e de forma coerente e ter uma boa comunicação não verbal. Mais uma vez, refiro a importância da formação. Já existem inúmeras de discursos, apresentações e linguagem não verbal.

As analytics também são uma novidade e dão também uma nova visão aos RP. Hoje, fala-se mais já em Big Data que não se limita a ter x dados e apresenta uma oportunidade para encontrar melhores insights. 72% dos profissionais da comunicação acreditam que o big data vai mudar toda a profissão de RP e a sua eficácia mas no entanto apenas 53% debate este tema e só meros 23% entendem o conceito. A nível de organizações, 21% utilizam-no no seu planeamento e apenas 12% das organizações utilizam algoritmos para a criação de conteúdo. Mais uma vez, se um RP se quer manter atualizado e facilitar todo o seu trabalho melhorando também a sua eficácia tem que estar atento à atualidade, à mudança e formar-se o melhor possível sobre as novas oportunidades e métodos de comunicação.

Concluía que Relações Públicas é uma profissão em constante alteração, como sempre tenho dito. É necessário manter os profissionais atualizados. Caso contrário, não vão ser úteis, vão passar a ser desnecessários e vão ser despedidos. Há uma necessidade de entendimento da realidade e das tendências que se avizinham, pois todas as estratégias e táticas aplicadas vão ter que estar de encontro a isso mesmo. Se não estiverem, pode dar-se muito mal o caso.

Os dinossauros estão na pré-história e aí devem ficar. Ontem queria-se um profissional de comunicação, hoje quer-se um profissional de RP competente e atualizado. Não há espaço para profissionais que não sabem ou não aproveitam as oportunidades de hoje. As RP têm que continuar a modernizar-se, a adaptar-se ao mundo e os seus profissionais de igual forma sem nunca estagnar.

PR is now many things. PR is to keep updated.

Vídeo Resumo do ECM

 

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